Coordenador : Fábio Renato Pereira Robles
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390124.2201.83390.24022023
Departamento/Setor: FFE
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Todos os estudantes do curso de Odontologia da IES INSN/UFF. 10 semestres a 40 estudantes por turma: 400 estudantes e sociedade em geral (pacientes, professores e familiares).
Local de atuação: ISNF / UFF - Instituto de Saúde da Universidade Federal Fluminense
Objetivo
Permitir acesso e permanência aos estudantes de odontologia. Diminuir a evasão. Possibilitar o ingresso de novos estudantes. Maximizar a inclusão social no curso. Fomentar um cada vez mais um curso voltado ao SUS.
Resumo
Materiais e instrumentais odontológicos são essenciais para a formação profissional de um cirurgião- dentista . Durante a graduação diversas disciplinas solicitam aos alunos a compra de materiais de uso coletivo e individual em sua grande maioria, com isso há necessidade de um investimento muito alto para compra desses materiais. Tendo em vista a dificuldade dos discentes em adquirir esses equipamentos, pensamos em criar um banco de materiais para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não conseguem adquirir tais materiais e acabam evadindo a universidade. O Banco de materiais funcionará em esquema de empréstimo semestral, mediante a disciplinas que o aluno cursar no semestre, haverá uma seleção com análise do perfil do aluno, se o for egresso pela política de cotas e/ou se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica, será selecionado para aquisição temporária do material. Inicialmente será feita uma sondagem sobre as listas de materiais dos períodos iniciais do curso, em sequência será feito um esquema de grupo de materiais de cada período, buscaremos meios para financiar a compra dos materiais por meio de parcerias, realização de cursos e hands para levantar fundos também poderá ser realizada. Uma sala funcionará como almoxarifado para guarda e realizar as devidas manutenções nos materiais. A proposta tem um potencial de diminuir a evasão e a equidade no ensino, gerando um impacto direto na odontologia que cada vez mais forma profissionais para o mercado privado, e não ao SUS que é o objetivo principal da universidade pública.